Sessões do Festival Literário Fronteira

     À semelhança de anos anteriores, o nosso agrupamento recebeu a visita de uma escritora e de um ilustrador, no âmbito do Festival Literário de Castelo Branco -Fronteira 2018.
para aceder à página oficial clique na imagem

     No dia 11, Maria João Lopes, jornalista do Público e autora de vários livros infantis, apresentou o seu trabalho junto das turmas de 3º, 4º e 5º anos das escolas de Alcains.

     De uma forma original, desmontou o processo de criação que a levou à escrita e sublinhou a importância de, a partir do que nos rodeia, dar espaço à imaginação para escrever histórias.


     No dia 12, o ilustrador Pedro Brito, falou aos jovens de 8º e 9º anos presentes, sobre o seu último trabalho, que se inspirou numa história de Abraão Vicente com Cabo Verde em pano de fundo, de onde regressou muito recentemente. 

     Com apresentação interativa, que nos permitiu verificar a arquitetura de design necessária a todo o processo de ilustração, Pedro Brito explicou a importância da colaboração entre o autor e o ilustrador, da pesquisa a efetuar a nível dos lugares, das pessoas, dos sons, dos cheiros e cores que se encontram, sobre o que se pode desenhar e das escolhas que se fazem no momento da edição de um livro.      

     Convidou ainda todos os presentes a visitar o seu site.


Apresentação de fotografias das sessões Aqui

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Trinta por uma linha", de António Torrado, na BE da EB1 (com os alunos do 3.º ano)

Atividade de leitura na BE do 1.º Ciclo: "Contos para a infância", recolha de Guerra Junqueiro

A "Fábula dos feijões cinzentos" na BE da EB1: o 25 de abril trocado por feijões...