domingo, 25 de março de 2018

Semana da Leitura 2018

   Na nossa Semana da Leitura, a Biblioteca Escolar apostou em atividades no âmbito da animação, da literacia digital, da promoção da leitura e do Cinema. Foram muitas as ações levadas a cabo e que permitiram aos alunos, ao longo de cinco dias, conhecer novas obras e desfrutar dos vários espaços disponíveis.

  As 3 Bibliotecas foram  palco de Exposição de inúmeros livros temáticos, comemorativos das efemérides da semana, e ainda de encontros com escritores/contadores de histórias. 

    O dia 19 foi dedicado, de manhã ao tema do Dia do Pai e ao encontro com um antigo aluno da BE da nossa escola e agora jornalista e escritor, Nélson Mingacho, que veio falar aos alunos do 11º e 12º anos da sua experiência como jornalista e autor da Biografia de outro ilustre alcainense, Ramalho Eanes. De tarde, foram apresentadas várias curtas-metragens aos alunos presentes na biblioteca escolar da Sede, no âmbito do Plano Nacional de Cinema.

   O dia 20 de março foi dedicado à temática da saúde oral com o Projeto SOBE (Saúde Oral Biblioteca Escolar) com atividades de leitura de obras sugeridas pelo projeto e Plano Nacional de Leitura e atividades interativas do Kit SOBE. Á tarde, destacaram-se livros passados para o grande ecrã  - "A lenda de Despéraux", na BE da EBI de São Vicente da Beira e "A teia de Carlota" na BE da escola sede de Alcains. 

      No dia 21, a poesia invadiu a Biblioteca com a construção de uma árvore da poesia (era também o dia da árvore) e vários poemas matemáticos. De tarde regressou o cinema, à semelhança do dia anterior com as obras/filmes"Coraline e a Porta Secreta" na EBI de SVB e "Inkheart, Coração de Tinta", na BE da escola sede.

      Dia 22,  realizaram-se atividades interativas (Programação de robot; vários Kahoot ...) e a efeméride em destaque, a "Agua".

      A Semana da Leitura finalizou com o encontro com o professor bibliotecário, escritor e contador de histórias, Carlos Alberto Silva que trouxe aos mais pequenos, na BE da EB1 de Alcains, o seu projeto "Contos sobre Rodas" e inúmeras histórias que deliciaram todos.


      Os "Livros de Mão em Mão", feira de troca que decorreu entre os dias 10 e 23 de março, permitiu ainda a toda a comunidade escolar renovar a sua biblioteca pessoal, de uma forma gratuita e simples, bastando para isso trazer livros em bom estado, contribuindo para o banco de livros onde se podia trocar por outros, durante a semana da leitura.

   Resumo em imagens das diversas atividades: