sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Dia Nacional da Água e Plano Municipal de Educação para a Sustentabilidade Ambiental

     No passado dia 02 de outubro, foram distribuídos 364 livros a todas as crianças de 1.º ciclo do agrupamento e aos seus professores no âmbito do Plano Municipal de Educação para a Sustentabilidade Ambiental de Castelo Branco, norteado para quatro compromissos: Cuidar de água; transformar os resíduos; sustentabilidade do mar e da Terra e o compromisso da Jardinagem. 
     O primeiro livro, escrito pelo professor José Pires, deu nome ao projeto Ping Plop e será trabalhado este ano nas várias escolas de 1.º ciclo em torno da temática da água. A entrega simbólica da obra aos alunos e de seguida à professora bibliotecária realizou-se no auditório da escola sede do agrupamento perante uma parte dos envolvidos, com a presença dos  Vereadores da Câmara Municipal, José Augusto Rodrigues Alves e Maria José Barata Batista, da Diretora do agrupamento, Rosa Caetano e do autor de "Ping Plop - A gota de orvalho que queria ser pingo de chuva". 
 


      Este projeto, único a nível nacional, irá envolver, nos próximos quatro anos, todos os alunos e professores do 1.º ciclo do Ensino Básico e ainda as Bibliotecas Escolares dos quatro agrupamentos do concelho. 
      O professor José Pires convidou os petizes a serem os futuros vigilantes da natureza, desafiou-os a ensinar os adultos a poupar água e a lutar por um futuro mais sustentável.
       A  sessão finalizou com uma pequena e divertida declamação do texto da obra, na voz de Maria da Luz Lopes .