quarta-feira, 20 de abril de 2016

A "Fábula dos feijões cinzentos" na BE da EB1: o 25 de abril trocado por feijões...


No dia 14 de abril foi explorada com os alunos do 4.º ano de escolaridade a obra A Fábula dos feijões cinzentos, da autoria de José Vaz com ilustrações de Elsa Navarro (publicada no ano 2000). É uma das obras que abordam a temática do “25 de abril”. Foi utilizada a versão digital, disponível, por exemplo, aqui.
Há muito tempo havia um reino chamado Jardim-à-Beira-Mar-Plantado. Esse reino era habitado por feijões e feijocas (as mulheres dos feijões). Um dia o feijão Carrapato roubou o sol (a liberdade de criar), o feijão Frade roubou o ar (o direito de pensar) e o feijão Fidalgo roubou a água (a obrigação de distribuir) aos outros feijões (Frade, Vermelho, Carrapato, Rajado e outros). Quando os pobres feijões se lavaram com as gotas de água que sobraram verificaram que estavam cinzentos. E viveram assim durante 48 anos! Até que o feijão Vermelho, que lia a vida com olhos deslumbrados e era o mais refilão de todos, começou a dizer baixinho aos ouvidos dos outros que “não havia direito que uns poucos tivessem o sol, o ar a e água em abundância e a maioria andasse cheia de coisa nenhuma”…
A história está muito bem ilustrada e, em forma de fábula, ajuda as pessoas (em especial, as crianças) a perceberem o que foi a ditadura em Portugal e o que levou à revolução do 25 de abril e à recuperação da liberdade.
No início da sessão de animação, os alunos completaram, individualmente, a frase “Liberdade é…” numa pequena folha. Depois foi-lhes contada a história (com recurso ao computador Magalhães da escola), mas sem que vissem as imagens, apenas escutando a narrativa e refletindo sobre o que iam ouvindo. Por último, foi projetada a história, para se fazer a exploração e se observarem as imagens. Foi uma estratégia que resultou bastante bem, pois os alunos estiveram atentos ao reconto da história e acabaram, no fim, por perceber melhor as ilustrações do livro. Para terminar, foram lidas as frases sobre a liberdade escritas pelos alunos.
Como habitualmente, foram distribuídas fichas de trabalho que serão realizadas e exploradas na sala de aula.