quinta-feira, 14 de abril de 2016

Alunos de Alcains na sessão distrital do Concurso Nacional de Leitura

Vai já na sua 10.ª edição o Concurso Nacional de Leitura, uma iniciativa de carácter nacional que visa promover e premiar os hábitos do leitura dos jovens portugueses que frequentam o 3.º Ciclo do Ensino Básico e o Ensino Secundário. Trata-se de um evento que envolve cerca de 2500 alunos de todo o país, centenas de professores e professores bibliotecários, bibliotecas escolares e municipais. A organização é conjunta, destacando-se o papel que cabe à Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e Bibliotecas e da Rede de Bibliotecas Escolares. O nosso agrupamento participa neste evento desde a primeira hora e este ano não foi exceção.
A sessão distrital decorreu este ano em Belmonte, no dia 13 de abril. Os mais de 100 alunos apurados nas escolas prestaram provas escritas na parte da manhã, tendo sido apurados 5 finalistas em cada escalão, que realizaram as provas orais (resposta a um questionário e leitura de poesia em voz alta). Com estas provas foram escolhidos os dois representantes do distrito nas finais nacionais, que decorrerão em Lisboa no final do ano letivo. Participaram 3 alunos do Ensino Secundário e 3 alunos do 3.º Ciclo do nosso agrupamento. Todos tiveram boas prestações e representaram com dignidade a sua escola, mas o destaque vai para o facto de termos conseguido duas posições entre os 5 finalistas do 3.º Ciclo: as alunas Beatriz Riscado e Rita Albano, do 7.º A,  foram chamadas ao palco para as provas orais. Ambas responderam com desenvoltura e firmeza ao questionário e amas leram muito bem o poema que lhes foi atribuído. No final, a aluna Rita Albano ficou colocada em 3.º lugar a nível distrital, o que é uma classificação muito honrosa e merecida. Parabéns a todos os leitores participantes. Foi um dia bem aproveitado.
Esteve presente no júri o autor do livro utilizado nas provas do Ensino Secundário, Nuno Camarneiro, que autografou um dos exemplares de No meu peito não cabem pássaros que pertencem à Biblioteca Escolar.
Para o ano haverá mais!