segunda-feira, 14 de março de 2016

Atividade de leitura na BE do 1.º Ciclo: "Contos para a infância", recolha de Guerra Junqueiro

No dia 26 de fevereiro foram explorados, da obra Contos para a infância, os três contos previstos nas metas da componente de Educação Literária com as 2 turmas de 3.º ano da EB1 de Alcains. Trata-se de contos recolhidos por Guerra Junqueiro no final do século XIX.
O primeiro conto, “Boa sentença”, foi contado oralmente (sem leitura), como se fazia antigamente, tendo os alunos adorado! Do segundo, “João Pateta”, como os alunos o tinham no livro de Português e já o conheciam, foi feita apenas a exploração oral. Foi ainda contada a versão tradicional, como era interpretada em tempos antigos na nossa região, o que divertiu imenso as crianças. O terceiro, “O fato novo do sultão”, foi explorado com o apoio digital de um Powerpoint, em formato de banda desenhada. Escusado será dizer que os alunos gostaram e se riram bastante, especialmente quando o imperador, praticamente despido, desfila nas ruas perante o povo.
Os alunos corresponderam favoravelmente à atividade e mostraram ter compreendido as mensagens transmitidas pelos contos.
No final, como habitualmente, foram distribuídas algumas fichas de trabalho para serem trabalhadas na sala de aula.
Aqui ficam, para quem quiser saber mais, algumas sugestões na Internet: "O fato novo do sultão"; "O fato novo do sultão" (e outras histórias do livro) em banda desenhada; "João Pateta"; "Boa sentença".