segunda-feira, 21 de março de 2016

Dia do pai com o Jardim de Infância na BE da EB1 de Alcains - "Todos os pais são diferentes"


Como já vem sendo hábito, os três grupos das crianças do Jardim de Infância de Alcains voltaram a comparecer na “hora do conto”, na BE do 1.º CEB. E porque no mês de março se comemora o “Dia do pai”, a história escolhida foi Todos os pais são diferentes, de Gill Pittar "Milly Molly" (Everest Editora, 2006). Com um texto muito simples, esta história ilustra bem o quotidiano de um jardim de infância, a importância de escutar e dialogar com as crianças, saber das suas preocupações e das suas emoções.
Depois de ouvida, interpretada e analisada a história, pedimos às crianças que desenhassem a parte da história de que mais tinham gostado e justificassem a sua escolha. E, além de desenhos maravilhosos, recolhemos palavras de grande riqueza e significado. Deixamos apenas algumas:

Desenhei …

  • … o Tiago, porque gosto muito do nome Tiago e eu sou João;
  • … e gostei do pai no hospital porque o filho está ao pé dele;
  • … e gostei do pai no hospital porque o meu não está no hospital;
  • … e gosto dos meninos sentados no tapete a conversar;
  • … e gostei da professora porque gosto que ela tenha óculos; as pessoas que têm problemas nos olhos têm que usar óculos, como eu;
  • … e gostei da professora porque ela deu um abraço à menina que estava a chorar porque o seu pai se foi embora;
  • … e gostei da menina que estava adotada e estava em casa com o pai a conversar;
  • … gostei do filho a pescar com o tio porque nunca fui à pesca e quero ir com o meu avô;
  • … gostei do pai que está todos os dias em casa porque o meu só está alguns dias em casa e eu gostava que ele estivesse todos os dias em casa!

A atividade foi enriquecida com a aprendizagem de uma canção alusiva ao Pai e complementada com uma proposta de  “trabalhinho”  a desenvolver em contexto de sala de atividades.

Tivemos ainda oportunidade de fazer jogos com os sons de palavras e inventar algumas. Por exemplo:

Papá amigo é um papigo

Papá contente é um papente

Papá comilão é um papão
Ou um papá dorminhoco é um papoco
Se calhar um papá zangado é um papado


E se o papá me dá…

um beijinho na cabeça é uma beijeça

um beijinho no nariz é um beijiz

um beijinho no pescoço é um beijoço

um beijinho no olho é um beijolho

um beijinho no pé será um beijé?

e na orelha, no cotovelo, na barriga?...


Nós já descobrimos e deixamos a oportunidade para vocês fazerem o mesmo e se divertirem como nós nos divertimos.

Feliz Dia do Pai!