segunda-feira, 14 de março de 2016

"Dez dedos, dez segredos", de Maria Alberta Menéres na BE da EB1 de Alcains

No dia 9 de março fez-se a exploração da obra Dez dedos, dez segredos, cuja leitura está prevista nas metas curriculares da componente de Educação Literária dos programas do 1.º Ciclo. Trata-se de uma obra de Maria Alberta Menéres que os alunos do 1.º ano tiveram a oportunidade de conhecer.
Foram escolhidas cinco das dez pequenas histórias que o livro contém (uma para cada dedo das mãos). A edição existente na Biblioteca Escolar inclui um CD-Rom com as histórias em versão digital e todas as versões contêm, pelo menos, uma canção. Foi experimentada a seguinte estratégia: uma história era ouvida a partir do CD, outra era lida expressivamente pela docente que fez a atividade de animação, de forma alternada. Curiosamente, verificou-se que, em ambas as turmas, os alunos se mantiveram muito mais atentos e concentrados quando a professora lia do que quando ouviam a história a partir do CD, o que prova que nada consegue superar a presença natural e encantatória da voz humana.
Os alunos gostaram da atividade e das histórias. Mais de umas do que de outras, claro! No final, como é hábito, foram distribuídas fichas de trabalho que se destinam a atividades de aprofundamento da leitura a fazer na sala de aula.
Aqui ficam também algumas ligações interessantes para quem quiser saber mais sobre esta obra: uma apresentação de diapositivos com o livro; o acesso ao livro em formato digital e com som; atividades de exploração sobre o livro; acesso ao livro em formato digital sem som. Boas leituras para todos!