segunda-feira, 14 de março de 2016

"A maior flor do mundo", de José Saramago, na BE do 1.º Ciclo

No passado dia 2 de março foi explorada a história A maior flor do mundo, cuja leitura está prevista na componente de Educação Literária do programa, com as duas turmas de 4.º ano da EB1 de Alcains. É da autoria de José Saramago, sendo das poucas obras que o nosso Prémio Nobel da Literatura escreveu para crianças.
“(…) Transformando-se em personagem, o autor conta-nos que uma vez teve uma ideia para um livro infantil, inventou uma história sobre um menino que faz nascer a maior flor do mundo. Não se julgava capaz de escrever para crianças, mas chegou a imaginar que, se tivesse as qualidades necessárias para colocar a ideia no papel, ela resultaria verdadeiramente extraordinária:  ‘seria a mais linda de todas as que se escreveram desde o tempo dos contos de fadas e princesas encantadas…’. (…) Os leitores são chamados para uma divertida brincadeira, pois Saramago narra-lhes a história do menino e da flor, não como se ela fosse a história de verdade, mas como se fosse apenas o esboço do que ele teria contado se tivesse o poder de fazer o impossível: escrever a melhor história de todos os tempos. Entrando no jogo com o autor, os pequenos leitores vão saber que ninguém nunca teve nem terá esse poder. Vão saber também que a literatura é o lugar do impossível: o menino desta história faz uma simples flor dar sombra como se fosse um carvalho.” (sinopse retirada do sítio http://www.josesaramago.org/maior-flor-mundo-2001/ em março de 2016). 
A contagem e exploração da história foi feita de forma mista, ou seja, com recurso a diferentes metodologias: parte lida, parte contada, parte visualizada através de uma curta-metragem realizada em Espanha. Por fim, foi aprendida e cantada uma canção retirada do sítio https://www.youtube.com/watch?v=tLjToQkTLks, que foi criada com base na história.
Os alunos corresponderam muito bem à atividade.
No final, como habitualmente, foram distribuídas algumas fichas de trabalho para serem trabalhadas na sala de aula.
Para quem quiser reler a história ou encontrar ligações interessantes sobre ela, deixamos aqui algumas sugestões: o filme, em versão disponível no Youtube; o acesso ao filme, pelo Vimeo; uma versão adaptada da história, em slides; o livro em formato digital no Cata Livros da FCG; e, como não poderia deixar de ser, a informação sobre o livro disponível no sítio da Fundação José Saramago. Boa navegação!