segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Encontro com Celeste de Almeida Gonçalves

    No passado dia 16 de janeiro, os alunos de 3.º e 4.º anos  das Escolas de 1.º CEB de Alcains e  de São Vicente da Beira, tal como os alunos  de 2.º ciclo da  Escola Básica Integrada de São Vicente da Beira receberam a visita de mais uma autora. A nossa  convidada, desta vez, foi Celeste   de Almeida   Gonçalves que nos veio falar   de Cidadania com o seu livro "Os  direitos vão à escola".         
    O encontro   foi   previamente preparado, em Dezembro   pelas   docentes titulares em conjunto com a Professora Bibliotecária do Agrupamento. 
    Nas aulas e para preparar o encontro , os alunos do 3.º e 4.º A  exploraram a obra  e o tema dos Direitos da Criança.   Os alunos foram desafiados a escrever pequenas poesias inspiradas no livro e a ilustrar os Direitos da Criança.  Uma das Turmas de 3.º ano apresentou, ainda, uma versão da canção "Postal dos Correios" dos Rio Grande, com adaptação da letra  que foi escrita por eles e pela professora Titular da Turma, Carminda Pereira. O audio fica aqui.
    Foram apresentados trabalhos maravilhosos, que  foram expostos  nos locais de encontro e posteriormente na Biblioteca Escolar da Escola sede, sendo que alguns foram oferecidos à autora.
    Aqui fica o encontro em algumas imagens.