Pedro e o Lobo
Uma das funções da Biblioteca Escolar é também divulgar junto dos docentes atividades que possam contribuir para apoiar o Currícula. Foi neste prisma que a Biblioteca Escolar desafiou as turmas de 1º ciclo a participar numa atividade online, que estava a ser divulgada numa rede social. A Docente da Turma 1º.2 respondeu ao desafio, durante o E@D, e escreveu a seguinte notícia:
No
passado dia 17 de março, em exclusivo, diretamente da página/grupo “Ecos do
Pedro e do Lobo”, os alunos da turma 1.2 A da EB1 de Alcains, ouviram e viram a
história contada por Alfredo Leite, do projeto “Mundo Brilhante”.
Baseando-se
na história “O Pedro e o Lobo”, o contador, de uma forma original e criativa,
reinventou-a, abordando o problema da poluição ambiental e as consequências
avassaladoras que esta pode causar na cadeia alimentar e no planeta.
E
foi simplesmente brilhante a forma como conseguiu despertar a atenção das
crianças, envolve-las, e desafiá-las para a procura de uma solução para um
problema causado pela atividade humana.
Os
alunos foram ainda desafiados a serem interventivos, a pensar, a observar, a
brincar na natureza, a ouvir os outros, a respeitar as diferenças, a saber
estar…
O
contador pretendeu não só, através do desenvolvimento da atividade promover a
leitura, mas também incutir o espírito e o pensamento critico promovendo, em
simultâneo, a reflexão sobre os valores e hábitos de vida saudável e
incentivando-as para a prática de melhores atitudes e comportamentos. Deste
modo, podemos dizer que já estamos no bom caminho: o Projeto da Horta
Biológica, que temos na nossa escola… nesse mesmo dia, depois de tanto tempo
sem a visitarmos…fomos plantar pimentos e beringelas.
Esperamos
que a sementinha um dia germine, e que os nossos alunos a adubem, fazendo-a
crescer, para que sintam uma felicidade imensa em tudo o que façam!
Foi
sem dúvida uma sessão marcada pela alegria (após tanto tempo em confinamento) e
pelo entusiasmo de todos os presentes.
Os alunos, por sua vez fizeram-nos os desenhos que aqui deixamos:
Comentários
Enviar um comentário