segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Sugestões de leitura em ambiente digital

Após uma (sempre curta) pausa para as festas de Natal e Ano Novo, o nosso blogue volta com algumas novidades e sempre disponível para divulgar as atividades da Biblioteca Escolar ou com ela relacionadas. Como o começo do ano é propício a novas decisões e novos conhecimentos, ficam aqui duas sugestões de sítios da Internet e os que com eles trabalham podem encontrar histórias diferentes e também as mesmas histórias de sempre, mas contadas de forma inovadora com recursos às tecnologias digitais e aos novos métodos de edição. A primeira sugestão é a Biblioteca de Livros Digitais do Observatório da Língua Portuguesa. Contém publicações ordenadas por escalões destinadas a crianças e jovens dos 5 aos 15 anos com temática relacionada com os valores da democracia e a importância da participação cívica. Poderá ser um excelente recurso para professores titulares de turma e diretores de turma. O sítio resultou de um projeto realizado no âmbito do Programa Cidadania Ativa da Fundação Calouste Gulbenkian.
A segunda sugestão tem também a ver com a Fundação Calouste Gulbenkian e diz respeito ao sítio de leitura Cata-Livros, onde se pode aceder, de forma interativa, colorida e muito divertida a livros infantis em articulação com o já consagrado sítio da Casa da Leitura. É um instrumento de leitura e narrativa de histórias (incluindo atividades práticas) a não perder.
E já que estamos a falar de livros e da Fundação Calouste Gulbenkian, fica uma sugestão para quem visitar Lisboa até ao próximo dia 15 de fevereiro. Trata-se da exposição "D. Manuel II e os livros de Camões" e constitui uma oportunidade única (e gratuita) para conhecer a completíssima coleção de livros antigos e raros de Camões que o nosso último rei conseguiu reunir durante o exílio em Inglaterra. A exposição está muito bem organizada, consegue ser muito cativante e oferece, também gratuitamente, um excelente catálogo do material bibliográfico e iconográfico exposto. Fica a recomendação.