História "Quero porque quero" na BE da EB1 de Alcains
No dia 13 de janeiro, com o 2.º ano, foi explorado o
e-book “Quero porque quero”, da autoria de Alexandre Compart e ilustrações de
Jordana Germano.
Não sendo possível utilizar o livro em papel, desta
vez recorreu-se à projeção vídeo, tendo o texto sido adaptado, em termos de
construção frásica, já que o original se encontrava em versão brasileira. As
ilustrações, que são maravilhosas e bastante atrativas, mantiveram-se as
mesmas.
A obra faz parte de uma coleção intitulada
“Cidadania para crianças”, sendo a temática principal deste volume o respeito e
o valor do diálogo.
O livro conta a história de Henrique, um menino
inteligente que desde bebé aprendeu a conseguir tudo o que queria, pedindo e
querendo apenas por querer, com recurso a birras e choradeiras. É claro que tal
comportamento o acabou por prejudicar. Por exemplo, como queria brincar sempre
só da forma que ele queria, com o tempo até os amigos se foram afastando dele. Henrique
era um bom menino, só o seu querer por querer não estava bem. Então a sua mãe
percebeu que algo tinha de ser feito para que o filho mudasse de comportamento.
Lembrou-se de lhe contar a história do Quero-porque-quero, um passarinho que
vivia numa floresta encantada, que tal como o Henrique queria tudo porque
queria, mas que com o tempo percebeu que nem sempre se pode ter tudo o que se
quer e quando ou como se quer. Descobriu que nem sempre todos queriam as mesmas
coisas… mas sempre conseguiam brincar e divertir-se juntos, porque sabiam
deixar de querer as coisas como queriam para que todos pudessem também querer.
E muitas das vezes mudavam um pouco o que queriam ou deixavam mesmo de querer!
E aprendeu também que antes de querer só por querer é preciso saber porquê. E
assim, a conversar e a tentar perceber o porquê das coisas, a vida do
Quero-porque-quero mudou completamente.
Como era esperto, o Henrique captou a mensagem da
história e mudou completamente. O seu querer por querer desapareceu e passou a
respeitar a vontade dos outros e a dialogar para saber o porquê das coisas. E,
assim, o Henrique foi ficando cada vez mais esperto, mais sabedor, com mais
amigos… e os pais cada vez mais orgulhosos dele!
No final da exploração da história, como
habitualmente, foram distribuídas duas fichas de trabalho, uma de Português e
outra de Expressões.
Os alunos estiveram muito atentos à história e
pareceu terem percebido a mensagem que transmite. Agora resta esperar que, tal
como o Henrique, mudem algumas das suas atitudes de querer só por querer!
Comentários
Enviar um comentário