quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Abertura oficial do ano letivo na Biblioteca Escolar

Decorreu na manhã do dia 14 de setembro, na Biblioteca Escolar da sede de agrupamento, a sessão oficial de abertura do ano letivo de 2016/2017. Tal como previsto e já tinha sido aqui anunciado, a escola contou com a presença do Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, que fez uma visita a vários espaços da escola, com uma demora mais prolongada na Biblioteca. A sessão foi participada e contou com a presença de alunos, professores e assistentes operacionais da escola. Tomaram a palavra a Diretora do Agrupamento, o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco e o Ministro da Cultura. Em todos os discursos foi enaltecido o papel fundamental da cultura e das artes na educação e na formação dos jovens, tendo também sido sublinhada a importância dos serviços que a Biblioteca Escolar proporciona no desenvolvimento dos alunos e no seu acesso à informação e ao conhecimento. Também esteve presente na sessão a Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares.
Para além dos discursos e da visita à Biblioteca (em que foi dado destaque ao projeto "Biblioteca na ponta dos dedos"), houve dois momentos musicais, o primeiro protagonizado pela aluna Beatriz Corodi, que nos apresentou um estudo para violino, e o segundo a cargo de um pequeno coro que cantou o hino do Agrupamento, com a direção da Professora Armanda Patrício. Houve ainda tempo para a declamação de uma colagem de poemas da autoria do ministro Luís Filipe Castro Mendes, que é o nosso autor do mês e que se mostrou muito agradado com a receção que lhe foi prestada.
Fica aqui a notícia sobre o evento publicada no sítio da RTP para quem quiser saber mais sobre o que aconteceu.
Foi uma entrada diferente e muito digna no novo ano letivo. Esperamos que o destaque que foi dado ao início se possa prolongar durante os meses que se seguem!