quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Apresentação do livro "Histórias e gentes de S. Vicente da Beira"

Tal como tinha sido publicitado, decorreu nos dias 19 e 20 de outubro (em Alcains e em S. Vicente da Beira, respetivamente) a apresentação do livro Dos enxidros aos casais: histórias e gentes de São Vicente da Beira. Em ambos os casos, as sessões tiveram lugar no espaço da biblioteca escolar. No caso de Alcains, depois das palavras de acolhimento da diretora do agrupamento, três dos autores do livro leram histórias recolhidas no livro, que permitiram aos presentes, sobretudo aos alunos, viajar para tempos antigos e conhecer o modo de vida, as tradições e os hábitos da geração dos seus avós e bisavós, muitos dos quais correm o risco de se perder e ser esquecidos com a sucessão das gerações. A sessão foi animada e participada, com muitos alunos a mostrarem interesse e a fazerem perguntas que revelaram a sua curiosidade pela vida de tempos nebulosos e que, para o bem e para o mal, não tiveram oportunidade de conhecer.
Quanto à sessão realizada em S. Vicente da Beira, encontra-se aqui uma apresentação com fotografias e informação acerca da atividade.
Dois dos alunos presentes já tinham estado presentes na sessão de apresentação do livro ao público em geral que decorreu na Biblioteca Municipal de Castelo Branco no passado dia 12 de outubro. Estiveram em representação de todos os alunos do agrupamento (quer de Alcains quer de S. Vicente da Beira) que, orientados pela professora Idalina Oliveira e com a colaboração da professora Luísa Nave, fizeram as ilustrações que fazem parte da obra e dão mais cor às suas histórias. Esses alunos de 5º e 6.º ano (agora já 6.º e 7.º) estiveram na sessão e puderam agora apreciar o resultado do seu esforço e do seu trabalho.
O livro poderá ser consultado nas bibliotecas escolares e, durante as duas próximas semanas, poderá aí ser adquirido por 10 euros, revertendo as vendas a favor do Lar da 3.ª Idade da Santa Casa da Misericórdia de S. Vicente da Beira.