segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Encontro com o escritor Nuno Valente


Os alunos do 5.º ano que frequentam a EBI de S. Vicente da Beira estiveram presentes na sessão com o escritor Nuno Valente e quiseram deixar um testemunho sobre a sua vinda. Aqui fica a reação dos alunos, pela sua própria mão:

No dia 23 de janeiro os alunos do 2º ciclo da escola de São Vicente da Beira, foram à escola sede participar num encontro com o escritor Nuno Valente, no âmbito do Plano de actividades da Biblioteca Escolar, em articulação com o grupo disciplinar de Português.
Nuno Valente é um autor ainda jovem, nasceu em 1977, em Lisboa, mas tem raízes na zona de Castelo Branco, onde viveu a partir de 1980. Disse-nos que era professor de Educação Visual e que escreve livros de literatura juvenil.
Gostei dele, comentou algumas passagens da sua infância, nomeadamente a sua distração durante as aulas, onde até os carreiros das formigas o distraíam e que ficava a pensar se elas não iriam ao ginásio para poderem transportar o dobro do seu peso em comida. Achei interessante ele ir escrevendo estas ideias estapafúrdias em cadernos. Quando decidiu começar a escrever livros e teve de imaginar as personagens, a ação…, onde foi buscar as ideias? Pois, recorreu aos cadernos da sua infância.
Ainda não li nenhum livro deste autor, mas pelo que ele descreveu, acho que vou adorar o livro que comprei: “ A ordem do poço do Inferno” e que depois vou querer ler os restantes livros da trilogia: “O Tesouro do califa” e “A Floresta de Metal”. Escolhi esse livro porque para além de ser o primeiro, fala de geocaching, que eu já fiz com os meus pais e achei muito divertido. Gostava de ter comprado o livro que falava dos monstros, pareceu-me divertido e deve ser interessante saber a origem dos monstros que assombraram a nossa infância, mas não deu nesta ocasião, espero que a escola o compre. 
Foi muito agradável ir a esta sessão com o escritor, porque é uma pessoa alegre e bem disposta e transmitiu isso ao apresentar cada um dos seus livros, também gostei da atitude dele, de nos autografar os livros e querer que autografássemos o dele.

5.º A / SVB