quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Visita de Nuno Matos Valente à Biblioteca Escolar

Esta foi já a segunda vez que o escritor juvenil Nuno Valente visitou o nosso agrupamento. Na primeira vez tinha acabado de publicar o segundo volume da sua trilogia sobre as aventuras de um grupo de jovens no Mosteiro de Alcobaça. No passado dia 23 de janeiro, na sua segunda visita, veio apresentar-nos o terceiro e último volume da série, intitulado A floresta de metal, e aproveitou para nos dar a conhecer outro importante projeto seu, que lhe levou, como nos disse, quatro anos de investigação e trabalho: o Bestiário tradicional português, no qual se descrevem as figuras fantásticas que povoam o imaginário das lendas e contos populares de várias regiões do nosso país.
A sessão foi destinada aos alunos do 2.º Ciclo e desenrolou-se em duas partes, destinadas aos alunos do 5.º e do 6.º ano. Os alunos da EBI de S. Vicente da Beira também se deslocaram à escola-sede para assistir e não deram o tempo por mal empregue, visto que a apresentação foi muito animada, interessante e variada. O escritor Nuno Valente não só contou sucintamente a história de que os livros falam, como teve ainda tempo para nos explicar o processo de criação de um livro, para nos falar sobre geocaching e sobre os seus métodos e materiais de trabalho.
A reação dos alunos à atividade foi muito positiva, muitos não quiseram perder a oportunidade para adquirir os livros do autor e ficar com um autógrafo. Esperamos todos que o escritor Nuno Valente possa voltar à nossa escola, com estes ou com outros livros, para nos contar as suas histórias.