domingo, 1 de outubro de 2017

MIBE - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

      Outubro é o mês em que as Bibliotecas Escolares festejam a sua existência em torno de um tema definido pela IASL (International Association of School Librarianship) e que este ano tem como mote “ ligando Comunidades e Culturas”.
 Durante os próximos 30 dias viajaremos pelos vários continentes,  a partir da nossa biblioteca, indo ao encontro de culturas e comunidades diferentes da nossa, através de leituras, livros, músicas, obras de arte, testemunhos de pessoas e de acontecimentos, filmes, curtas-metragens e exposições.

  Iremos ainda receber a visita nas três bibliotecas do agrupamento de 2 autores, Nuno Matos Valente e Pedro Seromenho, com sessões direcionadas ao 1º CEB de Alcains (no caso do primeiro autor), do pré-escolar, 1.º e 2.º CEB da EBI de São Vicente da Beira e 2º CEB de Alcains (no caso do nosso segundo convidado). Podem-se adquirir, nas três bibliotecas livros dos autores que lá irão e, após as sessões, decorrerá um momento para autografar as obras compradas.

       No âmbito dos concursos, temos para este mês três propostas:

1- “O Bookmark Exchange Project”, proposto pela  IASL, com a realização de marcadores digitais para enviarmos ao país parceiro que nos foi atribuído (Paquistão), cujo prémio será atribuído aos melhores três marcadores digitais enviados para o endereço be.alcains@bibliotecas escolares.pt .

2- O desafio lançado pela Rede de Bibliotecas Escolares: Concurso de ideias “Ligando comunidades e culturas” cujo objetivo principal é fomentar um debate em torno do tema.  Até 3 de novembro, os alunos são desafiados a refletir, a pôr a sua criatividade em ação e a apresentar uma ideia. O desafio consiste na criação de um jogo original que permita aos utilizadores da biblioteca abordar a temática proposta para o MIBE, de uma forma aliciante e lúdica. Os participantes deverão seguir com rigor o estipulado no regulamento que poderá encontrar aqui.

3- O concurso “Casas assombradas” que culminará numa exposição dos trabalhos dos alunos no dia de Halloween (31 de outubro), na Biblioteca da sede. O regulamento será posteriormente anunciado neste blogue e na página de Facebook : José Sanches Svb, onde poderá seguir também as notícias da Biblioteca Escolar. 

      Esperamos que o programa seja do agrado de todos e que o mês de outubro seja memorável!

Sem comentários:

Enviar um comentário