quinta-feira, 23 de abril de 2020

Passatempo "Um livro no coração, um desafio na mão"

Para sinalizar o Dia Mundial do Livro 2020, as professoras bibliotecárias dos agrupamentos de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira e  Afonso de Paiva decidiram lançar um Desafio aos seus pequenos leitores.
O desafio consiste num Passatempo à Distância para assinalar e celebrar o dia com os alunos em casa: “Um Livro no Coração, Um Desafio na Mão”. Desafiam-se os pequenos leitores do pré-escolar e do 1.º ciclo a ouvirem um conto (áudio conto), disponível num mural em linha especial dedicado aos livros e às leituras, construído para celebrar o dia, com curadoria de conteúdos pelas professoras bibliotecárias, mural que é publicamente apresentado no dia 23 de abril, em ambos os espaços institucionais em linha de cada um dos agrupamentos e bibliotecas escolares.
O nosso mural estará aqui:  https://padlet.com/ceuvaz/gd9pr3ly45lv.   Todas as instruções estão aí descritas, logo no primeiro post, com os link necessários ao desafio. 
O que é preciso fazer? É muito simples, depois da audição do conto, os alunos são desafiados a resolverem um quiz interativo online sobre a história que ouviram, e a realizarem uma ilustração/ desenho que terão que enviar em suporte digital (podem tirar uma foto, ou digitalizar) para o e-mail do passatempo: umlivronocoracao@gmail.com. Devem enviar junto o nome do aluno e a turma/escola em que estão ( exemplos : Maria Santos. JI Tinalhas  / Luisa Mariano 2ºB Alcains)

audio livro pré-escolar (POEMA): https://soundcloud.com/calbsilva/um-dois-tres?in=calbsilva/sets/poemas-portugueses-para-criancas

audio livro 1.º Ciclo (FRANKLIN E A BIBLIOTECA VOADORA) : http://www.rtp.pt/play/zigzag/p2757/e373714/era-uma-vez

Quiz Pré-escolar: https://wordwall.net/resource/1636898/1-2-3-de-eug%c3%a9nio-de-andrade

Quiz 1.º ciclo: https://wordwall.net/resource/1636369/era-uma-vezfranklin-e-livraria-voadora
 O passatempo decorre de 23 a 30 de abril e todos os participantes receberão um certificado digital enviado através de correio eletrónico. Os 2 melhores desenhos de cada agrupamento, um por agrupamento, serão ainda agraciados com uma pequena surpresa digital! 
Bo@s Leitur@s Digit@is  e um feliz Dia Mundial do Livro !