quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Sessão de animação de leitura para o 3.º ano

No passado dia 9 de outubro, foi a vez de as turmas do 3.º ano da EB1 de Alcains visitarem a Biblioteca Escolar e aí participarem na sua primeira sessão de animação de leitura deste ano letivo.
A pedido das professoras das turmas, foi explorada a obra de Luísa Ducla Soares Poemas da Mentira e da Verdade, que pertence à lista de livros indicados para as aulas de Educação Literária do 3.º ano. 
Ao acaso, foram sendo lidos e explorados diversos poemas, quer da “Mentira”, quer da “Verdade”, e os alunos tinham de perceber a que grupo pertenceriam. 
Para facilitar a continuação da exploração da obra em sala de aula, foram distribuídas 3 fichas de trabalho, que incluíam uma seleção de poemas a serem analisados mais detalhadamente. 
Os alunos, quer da turma A, quer da turma B, tiveram um excelente comportamento e mostraram-se verdadeiramente interessados e animados com os poemas, em especial com aqueles que faziam parte do grupo da “Mentira”, por serem bastante divertidos.
Ficou provado, tal como é dito na contracapa do livro, que esta é uma obra excelente para motivar para a leitura, especialmente aqueles que (ainda) não gostam de ler.