quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Sessões de animação de leitura na BE da EB1 de Alcains

Ao longo do ano letivo, semanalmente, serão realizadas sessões de animação de leitura para os alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º CEB de Alcains na Biblioteca Escolar do edifício  1 da EB1 de Alcains.
Na passada quarta-feira, dia 30 de setembro, vieram à BE as turmas do 2.º ano. Foi explorada a obra A mudança da Gatinha Egoísta, da coleção “Biblioteca de Valores”, da autoria de Kyo Yamawaki e com ilustração de Yasunari Murakami (ambos japoneses), publicada em Portugal em 2000 pelas editoras Credital e Nova Variante.
Trata-se da bonita história de uma gatinha, a Mimi, que é muito egoísta. Não empresta a sua bola aos amigos, nem partilha a sua merenda, por isso acaba a brincar sozinha. Descobre então que não tem graça nenhuma brincar sozinha e é triste não ter amigos. Resolve, por isso, mudar o seu comportamento e deixar de ser egoísta. Procura os amigos, pede-lhes desculpa e passam a brincar todos juntos. E assim a gatinha Mimi fica finalmente feliz!
Esta é uma história que aborda valores como: saber partilhar; pensar antes de agir; não ser egoísta; a importância de trabalhar em equipa e pedir desculpa.
Foram distribuídas aos alunos, para continuação da exploração da história na sala de aula, duas fichas de trabalho, uma de expressão plástica e outra de português.
Os alunos pareceram gostar bastante da história e mostraram-se muito contentes por terem tido a oportunidade de vir à BE.
Neste sítio web podem encontrar uma apresentação em powerpoint da história com ilustrações adaptadas.