segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Mais uma sessão de animação de leitura na BE do 1.º CEB de Alcains

Para terminar as sessões de leitura do 1.º período na BE da EB1 de Alcains foi escolhida a obra O urso rabugento, de  Annie Caldirac e Quentin Gréban. Desta vez a história lida foi comum a 3 anos de escolaridade (turmas do 2.º ao 4.º ano), por ser muito rica em termos de conteúdo e de mensagem, para além de se adequar à época natalícia.
O livro conta a história de um urso de peluche que era muito rabugento e andava sempre mal-humorado. Não gostava de nada e nunca conseguia ser simpático e educado com ninguém. Começa por estar perdido numa loja de brinquedos usados, é comprado por Eduardo, um menino que se encanta com ele, mas, por não se dar bem com os outros brinquedos do menino, acaba por ser enviado por eles numa encomenda para a Terra Mágica da Primavera. Também aí continua com o seu mau feitio, acabando por ser um transtorno para todos. É mais uma vez enviado para longe, desta vez para o Polo Norte – a Terra do Pai Natal. É então que tudo se esclarece e se descobre a razão para a rabugice do urso: ele fora o primeiro brinquedo construído pelo Pai Natal, quando ainda jovem, num dia em que estava zangado com o seu pai e, por isso, o brinquedo saiu mal-humorado e rabugento. Para além disso fora entregue a uma menina, por engano, quando ainda estava inacabado. Daí a sua maneira tão negativa de ser.
Com o urso de regresso às mãos do Pai Natal, este resolveu tirar-lhe a rabugice. Cuidou da sua higiene e da sua educação, mandando-o para uma escola para ursos simpáticos. Com o tempo ele aprendeu a dizer olá, por favor…, a saber ouvir os problemas das crianças e a ser gentil e simpático com toda a gente. Finalmente, acaba por regressar à casa do Eduardo, como prenda, na noite da consoada.
E tudo acaba bem. O urso percebe que agora tem muitos, mas muitos amigos!

Como habitualmente, foram distribuídas duas propostas de trabalho que poderão ser trabalhadas na sala de aula.