terça-feira, 17 de maio de 2016

Espaço de divulgação da oferta de ensino superior na BE da sede

Aproxima-se a passos largos o final do ano letivo e, para alguns alunos, está a chegar ao fim também um ciclo completo de estudos: o 3.º Ciclo do Ensino Básico ou o Ensino Secundário. Para uns e para outros, está a chegar um momento de importante tomada de decisões.
Quem termina o 3.º Ciclo tem agora de começar a definir um percurso, tão informado e consciente quanto possível, que começa pela escolha (que não é decisiva, mas é já muito significativa) de uma área de estudos para o Ensino Secundário. Que tipo de curso escolher? Em que área? Que disciplinas selecionar, tendo em conta as inclinações pessoais, os resultados alcançados no passado e os projetos para o futuro?
Para quem já está a terminar o 12.º ano a escolha é ainda mais séria. Trata-se agora de fazer algumas contas à vida e fazer a aposta certa, tendo em conta os trunfos conquistados ao longo do Ensino Secundário. Faltam ainda alguns exames, mas muito do trabalho está já feito. É tempo, agora, de refletir e decidir.
Seja qual for o caso, a BE da escola-sede, em articulação com o Serviço de Psicologia e Orientação, disponibiliza para consulta de todos os guias de orientação e os roteiros de profissões em suporte de papel e, para além disso, a partir desta semana, manterá um espaço, que será semanalmente renovado, de divulgação da oferta de uma instituição do ensino superior. Cartazes, folhetos, desdobráveis, guias de estudo... à disposição de quem precisa de mais informação para decidir com solidez. Começamos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Fica ainda a ligação para o sítio da Futurália onde os alunos do 9.º ano poderão descarregar o diário de bordo que os ajudará em todo este processo. Boa reflexão!