terça-feira, 3 de maio de 2016

Um tesouro muito especial na Biblioteca Escolar da EB1 de Alcains (descoberto pelas crianças do JI...)

Os três grupos das crianças do Jardim de Infância de Alcains participaram na “hora do conto”, na Biblioteca Escolar da EB1. E porque é abril, comemorámos a Liberdade e os valores que lhe estão associados. Escolhemos um livro de Manuel António Pina, O tesouro. De forma lúdica e com o apoio das novas tecnologias, as crianças ouviram a história adaptada para a sua idade e compreensão. No tempo seguinte debateu-se o tema e as suas intervenções e observações foram muito interessantes e pertinentes, pois perceberam que houve tempos em Portugal (até quando os avós eram pequenos como eles) em que não se podiam ler todos os livros, ouvir todas as músicas ou saber as notícias do mundo. Isso, para eles, é uma coisa muita estranha, pois, afinal, “a liberdade é um tesouro mais importante que os tesouros dos piratas, concluíram os mais crescidos, com muita clarividência...
De seguida ouvimos músicas alusivas à data e explorámos palavras relevantes para o tema, cuja exploração os mais crescidos completaram com um trabalho em sala de aula. Os mais pequenos tiveram ainda oportunidade de pintar um cravo.
A atividade foi enriquecida com a parceria do “Projeto clube europeu”  que  nos proporcionou a construção de um cravo de papel com cápsulas de café usadas, que cada criança levou para casa.