segunda-feira, 23 de maio de 2016

Mais uma visita dos alunos do 4.º ano à BE da EB1 de Alcains


No passado dia 11 de maio foi explorado com os alunos do 4.º ano o livro A guerra, da autoria de Anaïs Vaugelade, publicado em Portugal pela editora Ambar em 2002.
Nada melhor do que ler a sinopse escrita por Ana Margarida Ramos, para perceber a importância e riqueza da história: “(…) de forma metafórica, jogando com o simbolismo e a rivalidade entre as diferentes cores, reinos e indivíduos, o texto obriga a uma reflexão sobre a inutilidade da guerra e as suas consequências negativas na vida das pessoas. Papel decisivo na intriga é desempenhado por Fabiano, que, simultaneamente perseguido pelos Vermelhos (acusado da morte do seu príncipe Júlio) e expulso do Reino pelos azuis (acusado pelo pai de falta de vergonha), decide desafiar conjuntamente os dois exércitos inimigos em nome de um terceiro Rei (o dos amarelos). Os dois exércitos ameaçados decidem juntar forças e coligar-se, passando de inimigos a aliados, e aguardar Fabiano e as suas tropas, que nunca aparecem. Com o passar do tempo, os acampamentos dos soldados transformam-se numa única aldeia, simultaneamente azul e vermelha e as diferenças que os separavam, até do ponto de vista da cor, apagam-se progressivamente. Fabiano acaba por tornar-se rei dos amarelos e durante o seu reinado nunca houve qualquer guerra.” 
A exploração oral foi feita com o apoio de uma apresentação da obra (embora com o texto em espanhol) para os alunos verem mais pormenorizadamente as ilustrações.
Os alunos adoraram a história e estiveram atentos e muito participativos durante a exploração. E, para não variar…, no final foram distribuídas fichas de trabalho para serem realizadas na sala de aula.