segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Fernando Pessoa morreu há 80 anos

Passam hoje 80 anos exatos sobre a morte daquela que é uma das mais relevantes figuras da cultura portuguesa e, na opinião de muitos, o poeta português com maior expressão universal. Falamos de Fernando Pessoa. Morreu no Hospital de S. Luís dos Franceses, no coração da cidade de Lisboa, cidade que tanto amou e cujo perfil se encontra em tantos dos seus poemas (assinados em nome próprio ou atribuídos aos seus heterónimos). A última frase por si escrita, "I know not what tomorrow will bring" foi duplamente premonitória, tendo em conta que foi escrita na véspera da morte do poeta e que foi a porta de entrada numa consagração fulgurante, a nível nacional e internacional, que a carreira literária do poeta não deixava adivinhar em vida. Com esta frase, Fernando Pessoa parecia prever o inesperado de duas realidades não tão díspares quanto se possa imaginar (sobretudo onde o génio está presente): a morte e a imortalidade que a nega. Passaram 80 anos e já tanto se descobriu, leu e investigou sobre esta figura ímpar que se torna cada vez mais desconhecido à medida que melhor se conhece.

Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples
Tem só duas datas — a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra cousa todos os dias são meus.