quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Roald Dahl, autor em destaque no mês de novembro

Roald Dahl (1916-1990) nasceu no País de Gales, filho de pais noruegueses. Durante a II Guerra Mundial foi piloto da RAF (Royal Air Force). Foi casado duas vezes e teve 5 filhos.
Começou a escrever em 1942. O seu primeiro livro para crianças foi Gremlins, mas as suas obras para crianças mais famosas são Charlie e a Fábrica de Chocolate, Matilda, e James e o Pêssego Gigante.
Teve sucesso como escritor de contos macabros para adultos, com mais de 60 contos, alguns publicados só após a sua morte. A série Contos do Imprevisto alcançou grande sucesso, tendo, inclusive, sido adaptada para televisão. The Smoker foi adaptado para um dos episódios de "Hitchcock Apresenta" e para o filme de Quentin Tarantino Quatro Quartos (1995). Fundou a Roald Dahl’s Marvellous Children’s Charity para investigação nos campos da neurologia e hematologia. Em 2008 foi inaugurado o The Roald Dahl Funny Prize: um prémio anual para autores de ficção humorística infantil.
Roald Dahl é um dos escritores mais vendidos do mundo. O seu aniversário (13 de Setembro) é comemorado em África, no Reino Unido e na América Latina. Faleceu no dia 23 de novembro de 1990.

Neste mês em que se comemoram os 25 anos da morte de Roald Dahl, destacamos as obras deste autor existentes na Biblioteca Escolar. Ficam também aqui as ligações para alguns sítios onde poderás descobrir mais sobre este escritor:



Sem comentários:

Enviar um comentário