quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Sessão de animação de leitura para as turmas do 3.º ano


No passado dia 6, foi explorada a obra Robertices, de Luísa Dacosta, com as turmas de 3.º ano da EB1 de Alcains. Esta obra consta das propostas do domínio da Educação Literária para esse ano.

O livro contém duas histórias que a autora adaptou a teatro de robertos (ou seja, fantoches): “A Carochinha” e “O freguês caloteiro”.

A história do freguês caloteiro foi contada com recurso a fantoches, o que bastante entusiasmou os alunos. Adoraram e pediram mais!

Como o texto contém vocabulário que não é muito conhecido dos alunos, a começar pelo título, trabalhou-se um pouco esse aspeto e todos tiveram oportunidade para conhecer um pouco da biografia da autora, falecida em fevereiro deste ano.

Por fim, os alunos puderam mexer nos fantoches e experimentar o uso dos mesmos. Foram também incentivados a criar eles próprios os seus fantoches e a inventar as suas próprias histórias e muitos mostraram-se motivados para o virem a fazer.

Antes de regressarem à sala de aula, foi distribuída uma ficha de trabalho de Português e outra com as personagens da Carochinha para fazerem os fantoches e poderem dramatizar a história na aula ou em casa.