quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Atividade de leitura na BE da EB1 - 3.º ano: As fadas verdes


No dia 22 de janeiro, foi explorada, com as turmas do 3.º ano, a obra As fadas verdes, da autoria de Matilde Rosa Araújo, que pertence às obras previstas no programa no domínio da Educação Literária.
Na biblioteca existem duas edições da obra, uma mais antiga, de 1993, e outra mais recente, de 2014. Em termos de dimensão e ilustração, os livros são totalmente diferentes. Cada turma pôde escolher a edição da obra que preferia utilizar. Por coincidência, ambas as turmas escolheram a edição mais antiga, que tem ilustrações de Manuela Bacelar.
Foram lidos e analisados diversos poemas, como, por exemplo: “A borboleta”; “A pinha”; “Tocar”; “Felicidade”; “Alegre menina”; “Cortar”… Finalizou-se a sessão com o poema “A amiga da China” e, tal como no poema, sentimos o aroma da tangerina embrenhar-se-nos nas mãos à medida que descascávamos uma tangerina verdadeira. No final todos levaram uma tangerina para descascar, cheirar, saborear…
Os alunos mostraram-se interessados, estiveram atentos à leitura dos poemas e foram participativos.
No final da exploração da história, como de costume, foram distribuídos materiais de apoio, nomeadamente fichas de trabalho, uma de Português e outra de Expressões, e ainda uma compilação de poemas.