quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Atividade de animação da leitura na BE da EB1 de Alcains: 4.º ano


No dia 27 de janeiro, foi explorado, com as turmas do 4.º ano, o conto “O menino recompensado”, recolhido da tradição oral por António Botto e incluído na obra Histórias do arco da velha. É um texto previsto nas metas curriculares do 1.º Ciclo do Ensino Básico no domínio da Educação Literária.
Como  o conto já tinha sido lido em ambas as turmas, iniciou-se a sessão com a apresentação de um filme do Youtube com narração e desenhos de alunos de um escola (não identificada no filme), disponível em https://www.youtube.com/watch?v=tf_21kVVuRo e que está muito bem feito.
Aproveitando o visionamento efetuado, fez-se a exploração da história (a nível do conteúdo, da mensagem…) e o seu resumo oral. Foram também comentadas as pequenas diferenças que existem entre a versão original do livro e a do filme. Por exemplo, no livro o lobo pede ao menino que lhe apanhe toda a caça miúda (é carnívoro) e na versão do filme pede-lhe que lhe apanhe frutos (é vegetariano)…
No final, como habitualmente, foram distribuídas algumas fichas de trabalho de Português retiradas da Internet (elaboradas noutras escolas) e de Matemática, original.
Os alunos corresponderam favoravelmente à atividade e mostraram ter compreendido a mensagem da história, ou seja, que cada um deve esforçar-se para merecer as recompensas e ser perseverante.